Como abrir uma empresa
Todos sonham em ter o próprio negócio, mas só de pensar em todas as etapas que são necessárias para abrir uma empresa alguns ficam muitos perdidos e receosos.
Com todas as informações certar de como abrir uma empresa, persistência e muita organização, você verá que é muito mais fácil do que se imagina.
O primeiro fato a se levar em consideração no processo é que pode ser um pouco demorado, assim exigirá muita paciência no decorrer desse processo.
A ansiedade de viabilizar logo seu negócio é grande, porém tem que aguardar muitas definições de órgãos públicos e isso normalmente costuma levar certo tempo.
Com o passar do tempo os processos vêm se tornando um pouco mais ágeis em relação aos passados, porém ainda é um período muito demorado. Lembrando-se disso vá com calma e com a cabeça fria ao longo de toda essa etapa.
O primeiro passo de como abrir uma empresa é pesquisar nomes e endereços da sua empresa, que será a sede onde seu negócio ficará.
Esse primeiro passo é muito importante para verificar se o endereço permite a realização de atividades econômicas e também se já existe alguma empresa com a sua razão social escolhida.
Após tudo escolhido e verificado, é preciso levantar e também validar toda a documentação necessária para a abertura do seu negócio, que é sem dúvida a parte mais complicada do processo.
Por isso é importante ir atrás de um bom contador e de confiança, para que ele auxilie em todos os momentos, principalmente na hora de recomendar qual é o melhor sistema tributário que se empreendimento precisa.
Esse mesmo contador por te auxiliar com os dias de pagamentos, como os impostos, realização de balanço, pagamentos de contas e até de funcionários, caso tenha.
Agora é a hora de elaborar o contrato social e registrar sua empresa na Junta Comercial. Também é importante contratar um advogado de confiança nesse momento, porque ele irá te auxiliar a elaborar todo o contrato social.
Com esse documento fundador você terá informações como a área de atividade, o objetivo da empresa, aspectos societários e também a formação do capital social.
Com o contrato social pronto e em mãos, você procederá ao arquivamento do ato constitutivo da empresa. Ou seja, irá até a Junta Comercial com os seguintes documentos em mãos:
- três vias do contrato social (ou requerimento de empresário individual, ou estatuto);
- cópias autenticadas do RG e do CPF dos sócios
- uma via do requerimento padrão (capa da Junta Comercial)
- uma via da ficha de cadastro nacional (FCN), modelos 1 e 2
- pagamentos de taxas através de DARF
Com a empresa registrada e todos os pagamentos feitos, você receberá o Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE). Com ele será possível obter o seu CNPJ, que é o registro da sua empresa como contribuinte para previdência. Você pode fazer isso pelo site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br .
Os passos de como abrir uma empresa são um pouco trabalhosos, mas são fáceis de seguir. Com o CNPJ em mãos é necessário ir até a Prefeitura da sua cidade, ou administração regional, para conseguir o alvará de funcionamento.
Também é necessário levar alguns documentos, como:
- formulário próprio da Prefeitura
- consulta prévia de endereço aprovada
- cópia do CNPJ
- cópia do contrato social
- laudo dos órgãos de vistoria
Após obter o alvará para que sua empresa funcione normalmente é preciso fazer a inscrição estadual junto com a Secretaria da Fazenda. Ela é necessária para obter o registro de ICMS, em geral toda a documentação pedida é:
- três vias do documento único de cadastro, DUC
- uma via do documento complementar de cadastro, DCC
- cópia autenticada ou original do comprovante de endereço dos sócios
- cópia autenticada de documento que prove o direito de uso do imóvel, como contrato de locação ou escritura
- número do cadastro fiscal do contador
- comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviço
- certidão simplificada da junta (para empresas constituídas há mais de três meses)
- cópia do ato constitutivo
- cópia do CNPJ
- cópia do alvará de funcionamento
- RG e CPF dos sócios
Em alguns estados essa etapa pode ser resolvida pela internet, informe-se antes. Ou se preferir fazer pessoalmente é melhor, pois lá você consegue tirar todas as dúvidas pendentes.
De todos os passos de como abrir uma empresa, esses são os passos finais. Agora é preciso fazer a inscrição estadual em uma agência da Previdência. É onde fará o registro da sua empresa, ainda que não existam funcionários ela precisa ser registrada para pagar todos os tributos.
O prazo para fazer o registro é de até 30 dias após os inícios das atividades. Após tudo feito é só ir até a Prefeitura da sua cidade, caso sua empresa preste serviços, ou na Secretaria Estadual da Fazenda, caso seja um comércio ou uma indústria para conseguir a autorização para emitir notas fiscais.
Agora com tudo pronto sua empresa já está mais do que apta para começar os trabalhos.
Deixe uma resposta